Curso de piloto de helicóptero

O piloto de Helicóptero

Para que um profissional da aviação torne-se um piloto em qualquer tipo de aeronave é necessário que se realize um curso com um conteúdo rigoroso e homologado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; curso direcionado ao segmento da aviação que deseja seguir. Posteriormente, já concluída a formação, o piloto deve participar de uma série de avaliações e provas desenvolvidas pela própria ANAC e todo este procedimento tem o objetivo de atestar a qualificação dos profissionais formados e garantir a segurança nos vôos. Para pilotos de helicóptero, os conceitos de diferem em diversos sentidos quanto aos pilotos de aeronaves maiores, desta forma é possível que o profissional encontre cursos específicos para formação de pilotos de helicóptero, sempre seguindo um conteúdo programático que envolve extrema disciplina e comprometimento por parte do aluno. De modo geral, a idade mínima permitida para ingresso neste tipo de curso é de 17 anos, porém, a habilitação somente é concedida depois que o aluno chega à maioridade.
Como parte dos programas educacionais para formação de pilotos de helicóptero são desenvolvidas uma série de atividades teóricas e práticas, bem como, a constante realização de avaliações de saúde, para garantir o bem estar do profissional e sua plena capacidade de desenvolver suas atividades como piloto com absoluta segurança.

 

COMO ATUA O PILOTO DE HELICÓPTERO

Basicamente, as características atribuídas ao piloto de helicóptero são essencialmente semelhantes às de um piloto de aviação comercial em aeronaves maiores. O profissional deve ter um exímio senso de responsabilidade e segurança, entre outras, tais como concentração; autocontrole; controle emocional; capacidade de trabalhar sob pressão; capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais; capacidade de trabalhar em equipe; raciocínio rápido; raciocínio espacial; paciência; agilidade; comprometimento e disciplina. Nos dias de hoje, as atividades que fazem parte da rotina de um piloto são classificadas como uma das que requer mais comprometimento e disciplina por parte do profissional. Um piloto deve ter em mente, em primeiro lugar a ideia que sua função é garantir a segurança e o bem estar de outros indivíduos durante sua rotina.

Deixe uma resposta